Retrospectiva de vendas de imóveis em 2022

Este texto irá abordar a retrospectiva de vendas de imóveis em 2022, apontando as porcentagens de vendas no primeiro e no segundo semestre de acordo com as instituições que colaboram para esta estimativa, além de posicionar o cliente de acordo com as informações recentes sobre as vendas de imóveis de médio e alto padrão.

As vendas de imóveis no primeiro semestre de 2022

As vendas de imóveis de acordo com o resultado obtido após ter sido feito “um levantamento com 18 empresas associadas com a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e com a parceria da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)”; sendo que “de acordo com a pesquisa, nos primeiros cinco meses foram comercializadas 19.620 unidades a mais em comparação com o mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia esse índice representou 18% no número de ativos imobiliários vendidos em todo o país no primeiro semestre desse ano”, segundo informações do valor.globo.com (*).

Estimativa do segundo semestre de 2022

“A pesquisa divulgada no segundo semestre desse ano, alerta que a leitura dos indicadores apresentados colabora para avalizar a resiliência do segmento de incorporação, a despeito dos desafios do cenário macroeconômico e do período pós pandemia”. (*)

Na análise do período que foi feita pelo empresário Mauro Cardoso foram apontados dois motivos do porquê que os clientes compram imóveis de médio e alto padrão neste momento do pós-pandemia “Uma das razões para a alta procura do imóvel é a oportunidade de investimento, historicamente de baixo risco. O outro ponto, sem dúvida, foi a busca por casas com ótimas áreas de lazer, já que esse espaço se tornou o principal ponto de encontro dos amigos depois da pandemia” (*).

E Cardoso acrescenta que “A localização privilegiada, arquitetura e infraestrutura diferenciada, opções de lazer sem sair de casa e, claro, a segurança, fazem com que o valor do aluguel suba de patamar, gerando o retorno financeiro ao proprietário do imóvel” (*).

As vendas de imóveis de médio e alto padrão

“As vendas de imóveis de médio e alto padrão cresceram 145,3% em 2022” (*).

Em relação à liberação do crédito imobiliário oferecido pela Caixa Econômica Federal foi reduzido no fim do ano, “A decisão veio após o banco estatal ter superado as expectativas de empréstimos e se deparar com a menor disponibilidade de recursos nas cadernetas” (exame.com).

Caro leitor, concluímos que essas informações são importantes para que você possa agregá-las à outras informações que estão sendo transmitidas no blog da IMOBILIÁRIA DINARDI para ter o conhecimento sobre a retrospectiva de vendas de imóveis no ano de 2022.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies