ANO NOVO, PLANOS RENOVADOS!!!
Neste ano que se inicia as previsões são promissoras contando com os planejamentos feitos no ano que passou; partindo da renovação de planos que hão de ser adaptados à nova realidade que será vivenciada pela população brasileira. Partindo do princípio de que há uma sazonalidade no setor imobiliário, nada fugirá de um ritmo que há anos vem sendo seguido de acordo com as normas e regras pré-estabelecidas para este setor.
A sazonalidade do setor imobiliário
De acordo com o texto “O Mercado Imobiliário e os ciclos econômicos” editado neste blog, a sazonalidade do setor imobiliário decorre dos ciclos econômicos que o mercado econômico passa durante o transcorrer de anos sequenciais. Assim sendo os ciclos econômicos são quatro à saber: “expansão, excesso de oferta, recessão e recuperação”
“O ciclo econômico atual é o ciclo da recuperação, em que ocorre a diminuição dos valores dos imóveis durante a crise “conforme a economia for se reaquecendo, a procura de um imóvel cresce dentre os brasileiros”.
“Este ciclo teve início desde o final do ano de 2017, mas o mercado em 2019 o mercado começou a reagir. Em 2022, tanto no primeiro quanto no segundo semestre, o mercado imobiliário reagiu positivamente em comparação com os dois trimestres de 2019, devido as estratégias econômicas que foram utilizadas”. Tanto no terceiro e quarto trimestres de 2022 os resultados foram de alta nas taxas de resultados de vendas e de locação de imóveis, por isso as expectativas são positivas em relação ao setor imobiliário e prospecções foram feitas a partir destes resultados para o ano de 2023.
As perspectivas positivas para 2023
Para o ano de 2023 as perspectivas são positivas, pois de acordo com as novas regras de mercado haverá novas possibilidades de entrada de capital estrangeiro no mercado de capital, isto irá alavancar o processo de crescimento de oportunidades para o mercado da construção civil, fazendo com que as obras iniciadas anteriormente sejam retomadas e concluídas, e este processo atingirá os outros setores, tais como o imobiliário; este processo terá como resultado um efeito dominó, alavancando as vendas e locações futuras.
De acordo com, os dizeres de ”O que esperar do Mercado Imobiliário em 2023”, texto editado neste blog, no item “As apostas do mercado imobiliário” temos:”...algumas previsões e perspectivas foram arriscadas na Gazeta do Povo, a primeira será minha casa minha vida, acredita-se numa expansão da habitação econômica; a segunda será o aumento da taxa de locação, e a terceira será a de mais esforços da construção sustentável!”.
No dia 01/01/2023 já foi assinada a proposta de projeto pelo Presidente José Inácio Lula da Silva e já levado para análise da câmara dos deputados; o aumento das taxas de aluguel já foram constadas em documentos escritos e textos editados em blogs e a terceira e última previsão já foram assinados quatro propostas de projeto referencial ao meio ambiente, que certamente irão possibilitar a construção sustentável partindo de uma revitalização do meio ambiente, e já foram também levados para a análise estes projetos. Assim sendo, temos nestas previsões e perspectivas positivas uma possibilidades de um avanço no setor imobiliário.
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies