2023 um ano desafiador


Este aborda a estratégia que foi utilizada nas políticas externas no governo Lula de 2003-2006 e a que será utilizada no atual governo Lula, isso, é de importância relevante, pois as políticas externas interferem diretamente nas políticas econômicas internas no país, no mercado financeiro e nos seus setores.

A estratégia econômica utilizada no governo Lula em 2003-2006 / 2023

A estratégia utilizada pelo Presidente Lula no governo de 2003-2006 foi a estratégia da autonomia pela diversidade que tinha bases no construtivismo.

Em 2023, “23 especialistas recomendam para a política externa de Lula em 2023, uma política de reposicionamento do país e enfatizam, com frequência, a importância do cumprimento dos contratos e assegura a previsibilidade e credibilidade para atrair investimentos”. 

Estes 23 especialistas fizeram breves recomendações e reflexões sobre prioridades e sensibilidades de nossa política[L1] externa. Tais como; Valorizar o diálogo entre a Academia, a impressa e os formuladores de políticas públicas.

Após a posse do presidente Lula, ao longo da primeira semana ocorreu a nomeação do ex-ministro Celso Amorim, como assessor especial da Presidência da República, que deve ser um dos mais influentes conselheiros de Lula ao longo dos próximos quatro anos. Assim, é retornando o discurso de uma política altiva e ativa.

Após, quase 40 dias de governo, percebe-se modificações de tomadas de posição em determinados setores chaves da economia, e a grande tentativa de se obter mais resultados assertivos para o desenvolvimento do país, abertura de vagas de empregos em empresas particulares, abertura de concursos, para possibilitar o acesso de novas pessoas no processo do desenvolvimento social do país; isso reforçará as políticas públicas que serão aplicadas para que o setor da economia brasileira obtenha resultados diferenciados em relação ao dos últimos que temos vivenciado.

O desempenho do mercado internacional está ligado diretamente às políticas externas, de modo que quanto mais estivermos informados e atentos aos procedimentos, decretos, leis e artigos que venham a se referir ao desenvolvimento político, social e econômico de nosso país, atuaremos de maneira mais assertiva e com melhor desempenho no setor que escolhemos e que fomos preparados para trabalhar.

O mercado internacional e os seus setores necessitam de políticas que venham a priorizar o desenvolvimento de nosso país, dentro de um processo democrático de direito.

O mercado imobiliário faz parte desse processo, assim como os setores que são pertencentes ao mesmo, tal como o setor imobiliário; são dependentes das políticas externas e internas que são formuladas e por meio de estratégias são implantadas pelo governo federal. Compreender isso faz parte do processo de conscientização e participação para o crescimento de nosso país.

Bibliografia

  • Scielo.br/j/cint/a/sWnSMtcxtMZdzdSm3CtzZmC/A-política-externa-de-Lula-da-Silva-a estratégia-da autonomia-pela-diversificação/
  • Noticias.uol.com.br/colunas/Fernanda-magnotta/2023/01/06/o-que-23-especialistas-recomendam-para-a-política-externa-de-lula-em-20....

   




[L1]




Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies